Music Player

Voltar ao topo

cursor

Tiny Bunny

Lolitas

Postagem feita a pedido da nossa leitora BIA
Lolita... esse nome está em evidencia hoje em dia. Em diversos sites cada vez mais pessoas se deparam com garotas que usam vestidos de bonecas. Mas ninguém sabe dizer ao certo o que é, algo tão surreal e ao mesmo tempo divertido. Para você marinheiro de primeira viagem, venho dizer que Lolita é um estilo de moda alternativa de rua no Japão que começou em meados dos anos 80. Isso mesmo! Nas ruas do Japão podemos nos deparar com diversas dessas garotas, usando seus vestidos lindos, seus sapatos de bonecas e seus laços gigantescos! O intuito de tudo isso? O mesmo de qualquer estilo visto hoje em dia: se
vestir de forma que se sinta bem e usar roupas das quais somos apaixonados.

São garotas adotando um estilo que se baseia na forma de se vestir do Rococó e daEra Vitoriana. A moda cresceu tanto que está fazendo sucesso fora do Japão! Ao redor do mundo temos diversos grupos de Lolitas: França, Estados Unidos, Rússia e até aqui no nosso país verde e amarelo!

O nome Lolita vem de uma interpretação errada de um termo conhecido. O termo ficou designado para as jovens com apelo sexual, assim como no livro chamado "Lolitaque até ganhou uma minissérie brasileira. Só que a moda Lolita não tem NADA disso! O termo foi passeando pelo mundo até cair no Japão, onde foi transformado para apelidar essa moda. Isso é comum hoje em dia, assim como nós mesmos pegamos termos utilizados em outros países e modificamos o significado. Em resumo, Lolita, no Japão, é uma moda sem nada sexual envolvido. Como esse nome surgiu é um mistério, mas é dito que os criadores são os diversos jornalistas e caçadores de modas.

Como identificar uma Lolita, bem isso é fácil! Toda Lolita segue uma base para se vestir. Não é colocar qualquer coisa que se tem no armário, é algo trabalhoso e harmonioso! 




Anatomia Lollita

 

Vamos ver agora quais são as principais características de um visual Lolita!

♥ Acessório de cabelo;
Sempre deve-se usar algo na cabeça, pode ser desde um enorme laço, até um pequeno corsage de flores. Os mais usados são os laços, de vários tipos e tamanhos, às vezes são usados grandes laços no topo da cabeça e às vezes pequenas presilhas de lacinhos nos cabelos, tudo depende do sub-estilo que se usa. Outros acessórios comuns são: headdresschapéus, corsages de flores, entre outros.
 Blusa;
Essa é uma importante peça. Sempre que se use um JumperSkirt ou uma saia é importante usar uma blusa para acompanhar, só no caso de usar um Onepiece a blusa é dispensável. Lolitas mostram o menos de pele possível. As blusas costumam ter o corte básico de uma camisa social, porém a gola e alguns outros detalhes são modificados, como por exemplo as blusas de Sweet Lolita que tem a gola redondinha com babados. Pode-se usar também cutsew, que são blusas mais similares a camisetinhas, mas que não fogem ao visual, sempre contendo elementos lolita.
♥ Vestido ou Saia;
Pode-se usar um Onepiece, um JSK ou uma saia. Essas peças para se adequarem a Lolita devem ter um formato de sino. Elas devem ser rodadas e para que ela obtenha essa forma são usadas anáguas, que são saias de tule, ou de outros materiais, que vão armar a estrutura da saia. É bom sempre usar um blommer ou shorts por baixo dessa saia, afinal é importante que nada indesejável apareça. Outro ponto indispensável, o comprimento da saia não deve ser curto, no máximo um palmo acima do joelho, e pode ser longo até quase os pés, como já disse anteriormente uma Lolita tenta mostrar o menos possível de pele.
♥ Meias;
As meias podem ser diversas, meia-calça de fio grosso ou mais fino, meia 3/4 ou 7/8 de algodão ou meias finas, e até são aceitas meias soquetes. Só não pode faltar a meia, pois este é uma das peças chaves em Lolita.
♥ Sapatos;
Aqui dá para variar bastante, qualquer sapato bem apresentável e bonito pode ser usado, desde maryjanesteapartys, botas de plataforma, oxfords até botas de salto. O importante é o bom senso, deve-se casar o sapato com o sub-estilo que se usa. Por exemplo, se usar um visual Classical uma bota curta de salto pode ser utilizada facilmente, já em Sweet dificilmente encaixaria bem. Calçados como tênis esportivos, ou sapatilhas de tecido pobres e outros não vão se adequar. É sempre bom observar se esse item tem um aspecto Lolita, acho que essa é a chave de um bom sapato.
♥ Bolsa;
Acredito que a bolsa segue a regra do sapato, qualquer bolsa bonita e apresentável pode ser usada. Pode variar desde totebags, bolsas clássicas, de coração, em formato de doce e etc. Claro que uma mochila ou bolsa esportiva já não se acomoda dentro do estilo. Como já disse é sempre bom observar se esse item tem um aspecto Lolita.
♥ Acessórios diversos, maquiagens e cabelos.
Quando se trata desse ponto pode-se variar bastante. Em relação a acessórios, usa-se colares, pulseiras, anéis, broches, brincos, entre outros, todos casando com seu outfit e especialmente com o sub-estilo que usar. Um exemplo: Uma Sweet Lolita com certeza usaria uma pulseira de acrílico com glitter, já uma Classical não usaria uma pulseira assim, e sim uma com pérolas. O cabelo e maquiagem também estão ligados diretamente ao sub-estilo. Perucas são bem aceitas em qualquer sub-estilo, porém o penteado deve
ser adequado. Pode-se usar cachos, coques, penteados elaborados, tranças, entre outros. Sweet Lolita OTT gostam de usar perucas grandes divididas em duas cores por exemplo. A maquiagem acho que é algo mais livre, porém sempre lembrando que deve estar dentro da estética Lolita. Pó branco e batom preto não casam legal nem com gothic, acredito que o faz lembrar algo como uma fantasia e não um estilo.

Essa é uma base, não são regras! Afinal Lolita é mais um estilo de moda criado no Japão para fugir dos padrões! 


Aí você pergunta, mas todas as Lolitas são iguais? Não! Existem vários sub-estilos!

♥ Sweet Lolita 

Só o nome já diz tudo! É uma Lolita doce! As cores são diversas, nenhuma é proibida, mas as mais comuns são o rosa, mint, azul bebe e o branco. As estampas mais comuns são de doces, brinquedos, ursinhos e padrões como bolinhas. A idéia é parecer um docinho!


♥ Gothic Lolita
 Primeiramente esqueça as góticas, afinal a ligação entre os dois estilos é quase nada! As Gothic Lolitas são como qualquer outra Lolita, porém as cores usadas são mais escuras e principalmente o preto. Os vestidos são mais sóbrios, mas não abrem mão das rendas, mesmo sendo gothic a maquiagem segue a mesma linha das outras, sem batons pretos e delineador escorrendo!



♥ Classical Lolita
 Classe e elegância. Classical Lolitas usam peças com um ar mais maduro. Os vestidos possuem padrões mais vitorianos, sendo comum estampas florais com cores são mais puxadas para o rosa antigo, o creme e o marrom.



♥ Punk Lolita
 A mistura da moda punk com a moda lolita. São bastante utilizadas sobreposições, xadrez e listras. Os acessórios mais comuns incluem caveiras e talvez spikes.
Os seguintes estilos são usados geralmente em photoshoots ou em encontros/eventos, o que não os impede de serem usados no dia-a-dia, mas não é comum.


♥ Hime Lolita
 Estilo que mais remete à imagem de princesas européias. Apesar de muito parecido com o Sweet Lolita, em especial pelas cores, diferencia-se pelos modelos de vestido, acessórios (coroas, tiaras, pérolas) e até mesmo pelo penteado.



♥ Sailor Lolita
 As cores mais usadas são as cores clássicas do estilo Navy, como azul marinho, branco e vermelho, mas também é comum usarem preto, rosa e azul bebê.
Sailor em si seria uma temática, mas falando de motivos usados em sailor temos os motivos náuticos, como âncoras e timões. Os tecidos usados são lisos e geralmente com listras náuticas nas barras da saia, das mangas e na gola.
Muitas vezes lembram uniformes escolares (sailor fuku) por causa das golas marinheiro e saias plissadas.




♥ Casual Lolita
 Casual Lolita é uma forma de usar o estilo com as roupas diárias e comuns. Por exemplo: saias em formato de sino, como o estilo exige, com rendas, lacinhos e babados e uma camiseta baby look com estampa fofa. Nunca tênis, sapatos (mas não sapatilhas). Sapatos boneca simples e com saltos baixos caem bem melhor.



♥ Country Lolita
 É um estilo mais "fresco" e modesto, usado geralmente em épocas quentes como o verão, traz chapéus e bolsas de palha com rendas e laços, estampas e motivos florais, de frutas ou um xadrez delicado, como gingham.



♥ Wa Lolita e Qi Lolita
 O primeiro sub-estilo é baseado na combição entre acessórios japoneses e a roupa tradicional com a moda Lolita, onde as mangas dos vestidos e a gola transpassada lembram os kimonos e contrastam com a saia volumosa. Já a Qi Lolita tem praticamente o mesmo conceito de Wa Lolita, com a diferença de que os acessórios e vestidos são inspirados na vestimenta tradicional chinesa. Ambos são comumente usados em eventos, não diariamente.



♥ Deco Lolita
 Uma mistura do estilo Decora com o Lolita. Usa-se muitos acessórios variados e coloridos como prendedores de cabelo, laços enormes na cabeça, perucas e estampas coloridas. As cores são geralmente em tons pastel, e cores cítricas, fluorescente ou muito chamativas são usadas com extrema moderação ou evitadas.



Se por acaso bateu aquela vontade de ser Lolita vá em frente e divirta-se, o que importa é se vestir de acordo com a forma como nos sentimos bem! ♥ ♥ 

Nenhum comentário:

Postar um comentário